domingo, 26 de julho de 2009

Vitamina D

Bom, se você é meu paciente sabe o quanto dou importância à Vitamina D. Sintetizar esta vitamina neste inverno do Sul não é nada fácil e os alimentos que a disponibilizam invariavelmente são gordurosos então... Temos que pedir à farmácia para manipular. Aliás, é o único medicamento no consultório que prescrevo manipulado.
Mas você talvez retruque dizendo... Bom, eu pego Sol todos os dias quando caminho na Beira Mar. Infelizmente leitor este raio subtropical não faz normalmente com que a síntese da vitamina ocorra pois tangencia a Terra, ou seja, acredita-se que apenas no Equador ou perto dele as pessoas sejam suficientes em Vitamina D !
E para saber se está faltando? Temos que dosar em laboratório. O médico precisa pedir a 25-OH-vitamina D num pedido normal de exame de sangue.
Tá, mas... trocando em miúdos para quê ela serve? Para muitas reações químicas em nosso corpo, para a absorção de cálcio que ingerimos, para melhorar nosso equilíbrio diminuindo número de quedas (principalmente em idosos), aumentar nossa força muscular, diminuir o risco de Diabetes tipo 1 em lactentes, etc... É muita coisa. Para quem quiser estudar sobre o assunto o New England Journal of Medicine publicou em julho de 2007 revisão extensa... (http://www.nejm.org.br/ login: cm e senha: cm - procurar: "Vitamin D deficiency"). Claro que as verdades em ciência mudam. Mas hoje acredita-se que devamos repor em vários grupos de pessoas já que o correto é se proteger do Sol. E este é essencial a síntese da vitamina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário